Seja bem vindo(a)!!!!!!!


Temos aqui um pouquinho de cada coisa: moda, receitinhas, moldes, costura, curiosidades, artesanato e mais...

Se esta for sua primeira visita ao Entre Linhas e Tecidos, dê uma olhada neste link de um dos primeiros posts, ele explica nosso sistema... daí você pode vasculhar a vontade e garimpar as coisas que lhe interessam!

Fique a vontade, a casa é nossa!!!

domingo, 30 de outubro de 2011

Mais um fim de semana - ou será menos?

Afinal, só faltam dois meses para 2011 acabar...

Lá se vai outro fim de semana... Cara! O Natal está chegando!

Tive uma semana bastante tumultuada, mas o saldo é positivo. No entanto meus trabalhos ficaram me esperando um pouquinho... Na verdade preparei o caminho e agora começo a trabalhar verdadeiramente, cortei muita coisa e comecei ainda há pouco a montar a primeira peça.

De quebra a comemoração do Halloween aconteceu hoje no meu condomínio, e lá fomos nós arrumar as coisas para esperar as crianças que estavam lindas, fantasiadas e animadíssimas. Fiquei no apartamento da minha mãe (que fez uma cirurgia que devia ter sido pequena e no fim não foi tanto, então estou ficando lá o máximo do tempo possível) e meus filhos com o marido no nosso apartamento... e as crianças foram descendo pelas escadas, os vinte andares!, na maior alegria!

Neste fim de semana eu desci para o ap da minha mãe uma hora levando notebook, outra tecidos, placa de corte etc, outra máquina de costura... quase fiz uma mudança...

esta é a porta do meu ap, preparada para receber as crianças
o gato e o rato eu cortei em EVA, ou melhor, desenhei, quem
cortou foi a Cris!

os doces para distribuir... balas, pirulitos que tingem
a língua e chicletes deliciosos...

cortando e me preparando...

começando o preparo dos apliques

cortes e mimo pronto para o grupo

preparando a peça...
Então, o fim de semana foi assim. Pronto. Falei.

Ah! E fui. Pro Mosaico da Re.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Produzindo...

É... tem dia que não contribui... mas pensando bem, até que rolou...

É que tem coisa que a gente faz, faz, faz, e não aparece, parece que não rende... tipo acabamento, e foi isso que fiz, gosto de fazer bem direitinho a mão, então demoro um pouquinho mais - tá bom, só um pouquinho perfeccionista, só um pouquinho..., e outra coisinha foi um tantão de esquemas que comecei na quinta-feira.

caminho de mesa, centro de mesa e cobre mancha

Eu e essa minha mania de desenho técnico e geometria... prof até o fim... comecei a pensar nos esquemas para facilitar o corte e costura do patchwork na execução de blocos, pois estou fazendo blocos para uma colcha e também planejando começar uma série de blocos feitos a mão inspirados nas colchas Dear Jane (fabulosa), daí pensei, pensei e comecei a desenhar, planejei tudinho e montei os esquemas. Teve hora que pensei estar pirando, mas daí refiz, repensei e hoje consegui fechar, agora é por a mão na massa, ou melhor, no tecido!






É isso por enquanto.

Ah!

Agradeço aos novos comentários que tenho recebido, muito incentivadores, e também aos novos seguidores! Bjim a todos e obrigada pelo carinho!

domingo, 16 de outubro de 2011

Fazeção do sábado

Planejei fazer tanta coisa neste sábado... mas ...

No entanto tenho várias coisas cortadas, então terei trabalho para amanhã (ou melhor, hoje!)


1 - experiência com o English Paper Piecing - delícia de fazer, eu adoro, simplesmente
adoro fazer trabalhos a mão, talvez eu tenha exagerado um pouco, estou trabalhando com
hexágonos de 2cm de lado... enfim, vou transformar num centro de mesa pra mim. (Esse
tipo de trabalho só pra gente mesmo...)



2 - foundation - é um caminho de mesa, ainda em fase de acabamento.
Esta é a primeira peça de natal pra lojinha...



3 - craft - essa corujinha simpática é um chaveiro que fiz de presente de dia dos
professores pra "Tia Cris"


É isso por enquanto...

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

12 de outubro!

Quanta coisa nesse dia! E de quebra feriado!

Comecei o dia, ou melhor, a madrugada, passando os exercícios para meus alunos que estava pipocando pelo facebook, dalí fiz mais uns trabalhinhos a mão (tudo de bom), feriado em casa é cozinha na certa, e lá fui eu, mais facebook, mais saidinha, mais terminar pecinha que comecei ontem no ateliê... e aí está ela, muito charmosa, mas não vou mostrar todinha ainda, faltam umas pérolas para dar acabamento. É uma bolsa para meus óculos de perto... sem comentários, prefiro usar o multifocal porque ninguém percebe a necessidade...

Detalhe do aplique do lado principal

Verso, com meu nome bordado... charme...

O charminho com o nome bordado se deve ao fato da Jackie estar com uma máquina mega blaster hospedada em seu ateliê, e eu, que não posso ver uma máquina de costura, fui logo experimentá-la... a danada é demais! Adorei! Sonho de consumo! E eu não resisti colocar meu nominho na pecinha...

Feliz dia da criança pra criança que habita cada um de nós.

"Em todo adulto espreita uma criança - uma criança eterna, algo que está sempre vindo a ser, que nunca está completo, e que solicita, atenção e educação incessantes. Essa é a parte da personalidade humana que quer desenvolver-se e tornar-se completa"
Carl Gustav Jung psquiatra suiço (1875-1961)




domingo, 9 de outubro de 2011

Toalha Americana

Fiz aos poucos durante o sábado, então foi bem rápido, a considerar que cortei o material de manhã... e como ainda é sábado para mim, fiz num mesmo dia. Estou morta de cansaço, mas... quando a gente olha e gosta do resultado...

Estou chamando de Toalha Americana porque não é um jogo, é uma única toalha e em tamanho maior, está com 63cm x 47cm, é para minha mãe usar quando for tomar um chá ou fazer um lanchinho sozinha, assim não precisa por a mesa toda e nem usar uma toalha dobrada para usar uma pontinha da mesa, então caberá a louça e ainda um cesto com pães, queijo, estas coisinhas pro lanche... A cor base é o lilás por ser sua cor favorita, o tema, bom, não poderia ser outro, afinal é minha mãezinha!

Que tal?

Toalha Americana


Detalhe do aplique e do bordado


Detalhe dos corações aplicados

Se vc gostou do risco, aí está, achei na net, e como sempre, guardei, então não imagino de onde veio...






É isso.

Bom domingo a todos!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Caminho de Mesa - dança dos quadrados

Ou flic flac pra quem preferir...

Caminho de mesa, fruto de tecidos resultantes de uma troquinha que participei num grupo. Sobrou um quadrado de tecido, este usarei no projeto que estou fazendo para usar as sobrinhas desse projeto. Comecei com quadrados de 15cm de lado, então precisei de mais atenção para chegar nas medidas certas para o recorte sem errar no ângulo que é de 60°, mas não tive problemas.  O fato é que tenho agora quadros de uns 5cm de lado de cada estampa, sobrinhas depois do recorte, estou pensando em montar uma necessaire, e tenho também um quadro de 15cm que sobrou, pois comecei com 22 quadros e usei 21... pensando... no projeto.

Adoro essa técnica, é pura geometria! Ângulos, retas, raciocínio lógico, muito bom!

Fazer patchwork é arquitetar com tecidos.

Liga não... devaneios de uma arquiteta professora de desenho... joga um quadradinho na minha mão que vira um bloco rapidinho...

O resultado foi mega positivo. E já está sobre minha mesa!


Caminho de mesa "after blue swap"
Técnica: flic flac
By Di

Detalhe do quilting










Este post está participando do Mosaico





quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Mais umas coisinhas, frutos do feriado...

Não fiz muito, mais fiz mais algumas coisinhas...

1 - mais um bloquinho - aqueles que irei fazer de vez em quando, até ter um bando para montar minha colcha...

montando...

montado

planejado.

 2 - lixinho para carro - para o carro novo da norinha




combinação linda! bom gosto da norinha...
Agora... vamos nos preparar para acordar cedo e voltar pro batente... lá se foi o feriado...

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Terça feira feriado aqui!

Pois é! Feriado com emenda e tudo, quer dizer que segunda e terça só brincando...






Tudo fofinho né?!
Agora vamos continuar a brincar...

04 de outubro: Festa de São Francisco de Assis

Fui professora vários anos numa faculdade franciscana, lá aprendi a admirar a filosofia franciscana, o cuidado com o ser humano e com o meio ambiente são máximas sempre presentes na postura daqueles que o seguem.


O que mais admiro na filosofia franciscana é a postura pedagógica, a exemplo:

     (...) evoca-se, hoje, a necessidade de um “conhecimento integrador, dialógico e múltiplo“ (MORIN, 2005, p.11-13). Faz-se necessária uma educação transdisciplinar e multidisciplinar, capaz de contemplar também o que não se enquadra no critério de cientificidade.
     Requer-se uma prática pedagógica voltada, não tanto para o ensino (transmissão de conhecimentos), mas para a produção de conhecimentos, a formação e o desenvolvimento integral de cada ser humano. 
    Os educadores precisam instigar seus alunos para a vivência de valores imprescindíveis para a construção de uma sociedade mais humana como: paz, amor, justiça, solidariedade, igualdade, honestidade, unidade, respeito, responsabilidade, tolerância, felicidade, entre outros. 
     Não é possível encontrar o propósito da vida sem esses valores que estão registrados  no ser profundo, ainda que adormecidos na mente e latentes na consciência. A prática pedagógica precisa, portanto, considerar todos os aspectos que constituem a realidade humana e promover a sinergia, a comunhão, o respeito pela terra, o respeito pela alteridade e diversidade cultural. À luz dessas exigências e desafios da contemporaneidade, explicitar-se-á a proposta franciscana de educação. 


Assim, neste dia - 04 de outubro, não posso deixar de citar, com admiração, sobre a vida de Francisco, além, é claro, de sua maravilhosa oração.



São Francisco de Assis, nasceu na cidade de Assis, Úmbria, Itália, no ano de 1182, de pai comerciante, o jovem rebento de Bernardone, gostava das alegres companhias e gastava com certa prodigalidade o dinheiro do pai. Sonhou com as glórias militares, procurando desta maneira alcançar o "status" que sua condição exigia, e aos vinte anos, alistou-se como cavaleiro no exército de Gualtieri de Brienne, que combatia pelo papa, mas em Espoleto, teve um sonho revelador no qual era convidado a seguir de preferência o Patrão do que o servo, e em 1206 , aos 24 anos de idade para espanto de todos, Francisco de Assis abandonou tudo: riquezas, ambições, orgulho, e até da roupa que usava, para desposar a Senhora Pobreza e repropor ao mundo, em perfeita alegria, o ideal evangélico de humildade, pobreza e castidade, andando errante e maltrapilho, numa verdadeira afronta e protesto contra sua sociedade burguesa.

Já inteiramente mudado de coração, e a ponto de mudar de vida, passou um dia pela igreja de São Damião, abandonada e quase em ruínas. Levado pelo Espírito, entrou para rezar e se ajoelhou devotamente diante do crucifixo. Tocado por uma sensação insólita, sentiu-se todo transformado. Pouco depois, coisa inaudita, a imagem do Crucificado mexeu os lábios e falou com ele. Chamando-o pelo nome, disse: "Francisco, vai e repara a minha casa que, como vês, está em ruinas".

Com a renúncia definitiva aos bens paternos, aos 25 anos, Francisco deu início à sua vida religiosa. Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Menores ou Franciscanos, cuja ordem foi aprovada pelo Papa Inocêncio III. Santa Clara, sua dilecta amiga, fundou a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Em 1221, sob a inspiração de seu estilo de vida nasceu a Ordem Terceira para os leigos consagrados. Neste capítulo da vida do santo é caracterizado por intensa pregação e incessantes viagens missionárias, para levar aos homens, frequentemente armados uns contra os outros, a mensagem evangélica de Paz e Bem. Em 1220, voltou a Assis após ter-se aventurado a viagem à Terra Santa, à Síria e ao Egipto, redigindo a segunda Regra, aprovada pelo Papa Honório III. Já debilitado fisicamente pelas duras penitências, entrou na última etapa de sua vida, que assinalou a sua perfeita configuração a Cristo, até fisicamente, com o sigilo dos estigmas, recebidos no monte Alverne a 14 de setembro de 1224.

(fonte: Evangelho Quotidiano)




Oração da Paz


(Oração de São Francisco de Assis)




Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz, 
Onde houver ódio, que eu leve o amor; 
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais 
Consolar, que ser consolado; 
compreender, que ser compreendido; 
amar, que ser amado. 
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado, 

e é morrendo que se vive para a vida eterna.



fonte










Link interessante e completo acerca de São Francisco de Assis.



domingo, 2 de outubro de 2011

As adoradas...

... máquinas de costura...

Esta belezinha foi adotada... quase chorei... mas ela precisava de uma mamãezinha que desse mais atenção pra ela...

Ela é uma Singer Criativa 36

Uma delicia de máquina, forte. Mas depois que ganhei a eletrônica até a Singer Bella eu uso só de vez em quando... e eu tenho ainda mais uma, uma Singer básica, não sei o nome do modelo, ficou na casa onde eu morava, preciso ir buscar, foi a primeira máquina de costura que comprei depois que me casei. Fiz muita roupa nela, pra mim e para os meninos... e quanto remendo no joelho das calças deles... bons tempos... fiz cada vestido lindo... mas na época o corpinho ajudava, tudo ficava lindo... isso quer dizer que essa máquina, a velhinha perdida, tem mais de vinte anos... uau!... preciso ir buscar antes que alguém se aposse dela... A Criativa ja é mais nova, tem 36 pontos diferentes, o que ajuda bastante no trabalho para decoração. Logo que eu ganhei a eletrônica eu disse que iria vender a Criativa, mas daí perdi a coragem e deixei pra lá... até que ontem, minha norinha veio perguntar se eu ainda queria vender porque sua mãe estava precisando de uma... quase dei pra trás... mas depois pensei bem... pra que eu preciso de tanta máquina de costura na sala de um apartamento? Eu ficava pesando nos pontinhos que a Criativa tem e que a Bella não tem... enfim...

Espero que a Sandra faça trabalhos maravilhosos com a Criativa...

Mas que parece um filhinho indo embora..., ah! isso parece....

Organizador para banheiro

Acabei de fazer! Segui a aula da Jackie Lobato, de sexta feira, na TV Aparecida - programa Sabor & Vida. A aula foi ótima, como não poderia deixar de ser...

Fiz este conjunto para minha mãe presentear uma amiga. O trabalhinho ficou pronto num segundo, o que mais demorou foi o aplique nas toalhas!

Adorei o resultado!