Seja bem vindo(a)!!!!!!!


Temos aqui um pouquinho de cada coisa: moda, receitinhas, moldes, costura, curiosidades, artesanato e mais...

Se esta for sua primeira visita ao Entre Linhas e Tecidos, dê uma olhada neste link de um dos primeiros posts, ele explica nosso sistema... daí você pode vasculhar a vontade e garimpar as coisas que lhe interessam!

Fique a vontade, a casa é nossa!!!

sábado, 27 de agosto de 2011

Vira virou - almofada que era calça

É isso aí!

As coisas mudam, a gente muda, e a calça jeans também muda... Juntamos as calças jeans velhas em casa já tem um tempo, aquelas que acabam furando, rasgando e que a gente acaba mandando pro lixo  - eu as estava guardando para fazer uma bolsa ou algo parecido... mas, depois de fazer o bloco log caban, e me apaixonar por ele, logo  as calças tomaram outro rumo.

a tranformação

Hoje em dia fala-se muito em sustentabilidade, palavra forte e maneira... mas qual é o lance verdadeiramente falando? Este foi o tema central da minha dissertação de mestrado, onde eu discursei sobre arquitetura vernacular, e inicialmente também foi o ponto de partida para a minha tese de doutorado que está em stand by, nela eu falava do reaproveitamento do material de construção descartado... enfim... mas, sustentabilidade deve ser, na verdade, um modo de vida, uma postura do ser humano responsável e capaz de preservar para seus sucessores.

É comum a gente pensar que a natureza é que deve ser preservada, é claro que deve, mas temos outros meios ambientes que também devem ser cuidados e preservados, desde nosso ambiente de trabalho, o familiar, o da cidade, até chegarmos no tão falado meio ambiente natural.

Ao reaproveitarmos um objeto estamos aumentando sua vida útil e com isso evitando que a energia gasta para sua construção seja dispendida de modo a usar ainda mais energia para desfazer dele. O reaproveitamento, reuso ou a reciclagem faz com que o ambiente seja poupado.

Com essa postura, precisamos unir a paciência e bom gosto para que esse reaproveitamento se torne algo agradável, útil e belo, sem contar a funcionalidade.

Dessa maneira é que comecei a reservar estas calças, e agora chegou a hora de produzir.

pernas cortadas em tiras, guardei os bolsos traseiros - podem ser úteis em
outro projeto ... e início da montagem dos blocos

Cortei todas as pernas em tiras de 5,5 cm, e alguns quadrados de 8cm. Daí separei os mais escuros e comecei a montar um bloco, de um lado os claros e de outro os escuros... montei um, dois, três, quatro... juntei e gostei do resultado, então montei outros quatro blocos e juntei também. A almofada vai ficar grande e com o topo dos dois lados.


blocos montados e juntados de quatro em quatro
centralizando os escuros


Amanhã, ou melhor, hoje de manhã... providencio o enchimento e termino fazendo o acabamento na borda. Vão sobrar tiras ainda, então vou pensar num outro projeto para utilizá-las...

Agora bora dormir!

Mostro depois.

Obs.: Mandei este post para o mosaico da Rê. Lá tem muitas dicas de reaproveitamento, uma de cada blogueira. Muito legal!!!

 Minha foto
Casa Corpo e Cia: O jeito mulherzinha de ser.

4 comentários:

  1. Olá querida
    Arrasou, muito bom e me deu uma boa idéia, mais pra frente posso usar as sobras de caçlas jeans que ainda tenho aqui e fazer almofadas.
    Ah!, desta vez cheguei aqui pelo Mosaico da Re.
    Um lindo final de semana
    beijos no coração

    ResponderExcluir
  2. Di, adorei a idéia, ficou ótima! Estou pegando firme nas aulinhas e aprendendo. Apoio muito a reciclagem e vendo seu trabalho minha teoria se confirma, de que sempre val a pena. Com bom gosto,rsrsrs.
    Bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Nossa que ideia bacana!!!!

    adorei essas almofadas!!!!!


    beijos

    ResponderExcluir
  4. Boas ideias por aqui... estou iniciando no patchwork, seus trabalhos estão mimosos!
    Paz e Luz
    Bjcas
    Graça

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, faz com que possamos buscar informações cada vez mais relevantes.... Obrigada